quarta-feira, 10 de julho de 2013

«CARAPAQUECLÉ»



- Hey. Não vás! Pelo menos, não já. Tenho perguntas, ainda.

Carapaqueclé pára. Vira-se com uma expressão benévola no rosto, sem intenção de me dizer mais. Tem aquele olhar doce, a boca numa meia-lua optimista. Feições belíssimas, impenetráveis. Retira o chapéu sagrado da cabeça e segura-o com ambas as mãos. Olha para o chão, autorizando-me a prosseguir.
- Não vi tudo. Mostraste-me a paisagem, o horizonte distante, a roupa que me servirá. Deste-me perspectiva. Aceito-a, sinto-me grato, mas não vejo a chegada. A vegetação impede-mo. Achas que consigo? Continua o silêncio. O olhar diz-me o que preciso mas os meus ouvidos pedem, narcisistas, uma qualquer vibração que os conforte. Encontramo-nos numa floresta. É escura, embora nada assustadora. De tal maneira é densa que me dará muito trabalho sair. Ele ensinara-me o essencial. Crê que cada um terá de se evadir pelos próprios meios. É sábio o meu amigo. Fui seu discípulo atento, apreendi ávido e comprometido o que me quis transmitir. O problema é que, demasiadas vezes, a preguiça, um bicho que na selva gostamos de chamar “vagarinho”, encarna. Cruzo os braços, sento-me prostrado e mandrião. Carapaqueclé não tolera esse tipo de comportamento. Olha-me tão-só e nada diz. Nada dirá. Espera que a birra me passe.
«Faz-te ao caminho.»  


Criado em Dezembro de 2009 . Revisto em Julho de 2013.)

Obrigada por me leres.

Foi o 18.º Texto a sair para a Rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário

OBRIGADA POR ME LERES.