quarta-feira, 2 de agosto de 2017

CEM ANOS DE SOLIDÃO



Viver para contá-la é o título de um romance dele. Viver para lê-los, o nome que daria a autobiografia que um dia escrevesse. Haja vida para tantos imperdíveis. Sou mais feliz por não ter expirado antes de chegar ao «Cem anos de solidão». Arrebatamento incessante desde o célebre parágrafo primeiro ao último, não menos memorável. As nossas vidas todas dentro de uma obra gigante que nos devora e não o contrário. O leitor tem de parar para pensar, para  recuperar o fôlego, se quiser ter mãos, olhos, alma, que alcancem todas as camadas, todas as subtilezas das personagens (Macondo incluída), da saga, da linguagem ímpar de García Márquez. O incrível ao alcance do coração, a vergar até a mente mais racional. Tapetes que voam, o sangue filial que previne a mãe da própria morte, uma mulher que ascende ao céu. Acredita-se em tudo, sem hesitações, enlevo puro. Eis a fé que move montanhas cá dentro, eis o que me tem resgatado (além dos Pearl Jam) ao desconforto. Dizia o Poeta que todas as cartas de amor são ridículas. Perco-me na segunda versão desta que escrevo, porque não quis falhar a tentativa de falar sobre o meu, imenso, de ora em diante. Se com estas palavras trôpegas o levar a mais uma pessoa, valeu a pena expor-me. O tempo é implacável. O amor devastação. A solidão mortal. Espantar-me-ei, sempre, ante o imenso poder que a Literatura tem de iluminar as trevas.



Obrigada, Gabriel García Márquez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

OBRIGADA POR ME LERES.